Manutenção de Poços
Para garantir a qualidade da água, bem como aumentar a vida útil dos poços, é fundamental uma manutenção adequada, realizada por profissionais capacitados.O contínuo bombeamento dos poços causa uma série de problemas que acarretam a diminuição da vazão com tempo. Os principais problemas são: incrustação de carbonatos; ferro-bactérias (biofilme); argilo-minerais entre outros, que entopem os filtros e fraturas e dificultam a entrada de água no poço.
Para garantir a qualidade da água, bem como aumentar a vida útil dos poços, é fundamental uma manutenção adequada, realizada por profissionais capacitados.
A HIDROBETA orienta para uma manutenção preventiva no poço tubular profundo. Além de garantir a qualidade da água e a vida útil do equipamento, a manutenção preventiva traz ainda economia de energia elétrica.
A manutenção deve ser realizada imediatamente quando ocorrer: diminuição de vazão, presença de sólidos na água, água com excesso de turbidez na partida bomba, água com sabores diversificados.
Já a manutenção periódica é importante nas seguintes fases:
- A cada dois meses: verificação de isolação, nível dinâmico da água, condições de vazão, voltagem, corrente elétrica etc.
- A cada dois anos: manutenção preventiva geral do poço e do equipamento submerso de extração d’água, visando a preservar a integridade dos equipamentos e a qualidade do poço artesiano.
- Menor tempo: observações do nível de água (nível dinâmico do poço) e vazão devem ser feitas em espaço menor de tempo, pois alterações podem ocorrer em função de diferenças manométricas que resultarão em variações sazonais do nível estático, rebaixamento temporário do nível dinâmico em consequência de prolongado bombeamento e interferência de outros poços artesianos na área.